Administração - Bacharelado
INSCREVA-SE informaçõesCarga horária: 3200
Duração: 4 anos - 8 semestres
Modalidade: a Distância
Coordenação do Curso: Prof. Ms. Ronaldo Rosa dos S. Júnior
E-mail: [email protected]
Portaria de autorização nº 619 de 13/10/2016.
Oferecer aos acadêmicos uma formação integral na área de Administração, qualificando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e para difusão da pesquisa científica como fundamentos complemantares à formação. Destacando os seguintes objetivos:
a) Contribuir com a formação de administradores qualificados no processo de desenvolvimento à compreensão adequada da conjuntura Nacional e Internacional, antecedidos com os temas emergentes;
b) Desenvolver uma nova concepção do administrador, sintonizado com as políticas econômicas e culturais, atuando como profissionais competentes para tomada de decisões, no momento certo e no meio em que vive;
c) Relacionar a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações mundial, nacional e regional;
d) Promover a formação de líderes e de empreendedores dentro de uma abordagem organizacional, capacitando – os a atuar em equipes multi – disciplinares;
e) Discutir e promover a compreensão da educação continuada, ampliando e aperfeiçoando cada vez mais as atividades do Administrador.
Ingressantes a partir de 2017/01
Disciplinas |
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ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO |
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I |
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II |
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E LOGÍSTICA |
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II |
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA |
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
ATIVIDADES DE CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
COMÉRCIO EXTERIOR E OPERAÇÕES ADUANEIRAS |
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR |
CONSULTORIA EMPRESARIAL |
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS |
CONTABILIDADE GERAL I |
CONTABILIDADE GERAL II |
CONTROLADORIA |
DIREITO EMPRESARIAL |
DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO |
DISCIPLINA OPTATIVA I |
DISCIPLINA OPTATIVA II |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA |
EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL |
EMPREENDEDORISMO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
ESTATÍSTICA APLICADA |
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL |
GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE |
INSTITUIÇÕES DE DIREITO |
INTRODUÇÃO À ECONOMIA |
JOGOS EMPRESARIAIS |
LIBRAS |
LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA |
MACROECONOMIA |
MARKETING APLICADO |
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
METODOLOGIA CIENTÍFICA |
MÉTODOS QUANTITATIVOS |
ORÇAMENTO EMPRESARIAL |
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS I |
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS II |
PESQUISA OPERACIONAL |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES |
SOCIOLOGIA |
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E DECISÃO |
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I |
TEORIA DA COMUNICAÇÃO |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II |
O curso de Administração da UniAraguaia está estruturado para formar um profissional que ultrapasse a visão centralizada e restrita ao nível técnico-operacional e a compreenda num campo transdisciplinar, ou seja, o nível máximo de integração entre as disciplinas em constante articulação com outras áreas do conhecimento e de negócios.
O egresso do curso de Administração deverá ter um perfil de profissional crítico, com formação humanístico-cultural sólida. Deverá compreender a informação como um instrumento de gestão para usuários internos e externos. Ser um cidadão comprometido com a ética profissional, ser capaz de colocar a técnica a serviço de seus usuários.
O profissional formado pela UniAraguaia estará preparado para um mercado que exige capacidade para sobressair de situações adversas oriundas de mudanças de cenários mercadológicos e mudanças de legislações no âmbito local, regional e internacional; com criatividade para entender possibilidades alternativas para poderem orientar seus clientes, sempre pautado pela capacidade de reflexão sobre o espaço social e de ação. Além de apresentar um perfil empreendedor, criando soluções e valorizando o mercado de trabalho formal, além contribuir para o aumento dos postos de trabalho.
As Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação para o curso de Administração, definidas pela Resolução CNE/CES 4/2005. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de julho de 2005, Seção 1, p. 26, em seu artigo segundo especifica que o perfil para formar profissional caracteriza-se por:
I - objetivos gerais do curso, contextualizados em relação à sua inserção institucional, política, geográfica e social;
II - condições objetivas de oferta e a vocação do curso;
III - cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do curso;
IV - formas de realização da interdisciplinaridade;
V - modos de integração entre teoria e prática;
VI - formas de avaliação do ensino e da aprendizagem;
VII - modos de integração entre graduação e pós-graduação, quando houver;
VIII - incentivo à pesquisa, como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica;
IX - concepção e composição das atividades de estágio curricular supervisionado, suas diferentes formas e condições de realização, observado o respectivo regulamento;
X - concepção e composição das atividades complementares; e,
XI - inclusão opcional de trabalho de curso sob as modalidades monografia, projeto de iniciação científica ou projetos de atividades, centrados em área teórico-prática ou de formação profissional, na forma como estabelecer o regulamento próprio. (BRASIL, 2005, p. 26).
Desta forma, o curso de Administração da UniAraguaia pretende, por meio do seu currículo e das ações teórico-práticas formar o profissional com amplo domínio da área em que irá atuar, e, principalmente, com o espírito empreendedor:
1) Capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos – científicos de interpretação da realidade das organizações;
2) Condições para utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com modelos matemáticos e estatísticos e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
3) Competências para aplicação e uso de tecnologias que facilitem a tomada de decisões em ações estratégicas e procedimentos ligados aos temas emergentes;
4) Capacidade de ordenar atividades e programas para decidir entre alternativas e dimensionar riscos;
5) Ter condições para selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação emergentes comuns;
6) Competências para articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional;
7) capacidade de compreensão contínua para seu aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento ético e autoconfiança na atuação profissional.
Para que esse perfil profissional seja alcançado, é mister, que o Administrador possa, ao final do curso desenvolver as seguintes habilidades e competências:
Habilidades
a) Ter comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos na interpretação da realidade das organizações;
b) Utilizar de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores matemáticos e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
c) Interagir criativamente face aos diferentes contextos organizacionais;
d) Demonstrar compreensão do todo administrativo, de modo interativo e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
e) Lidar com modelos de gestão inovadores;
f) habilidades para resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas organizacionais;
g) Ordenar atividades e programas, para decidir entre alternativas para dimensionar riscos;
h) Selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses institucionais;
i) Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação compartilhadas;
j) Articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional.
Competências
a) Aplicar a prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso;
b) Tomar decisões aos assuntos pertinentes ao seu campo de trabalho;
c) Desenvolver a criatividade, nas situações em que requer a elaboração de novos modelos empresariais na área de administração;
d) Ter espírito empreendedor e assumir riscos;
e) Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais;
f) Acompanhar o avanço tecnológico e aplicá – los na prática.
No cumprimento desse perfil e buscando ampliá-lo, este projeto de acordo com a resolução CNE/CES 4/2005 fornece as devidas condições para que o profissional de Administração esteja apto, de acordo com seu artigo quarto:
I – A reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II - desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III - refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV - desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V - ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI - desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII - desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII - desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, (Resolução CNE/CES 4/2005. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de julho de 2005, Seção 1, p. 26).
De acordo com o Decreto-Lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943 que regulamenta a profissão do Administrador, as atuações do Conselho Federal de Administração (CFA) e do Conselho Regional de Administração (CRA), além da definição do campo de atuação do profissional de administração, segundo o Art. 2º, a atividade profissional de Administrador será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:
a) pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior;
b) pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexos (BRASIL, 1943).
O Conselho Federal de Administração também define como área de atuação do Administrador:
I - Administração e Seleção de Pessoal e Recursos Humanos: Cargos e Salários, Controle de Pessoal, Coordenação de Pessoal, Desenvolvimento de Pessoal, Interpretação de Performances, Locação de Mão-de-Obra, Pessoal Administrativo, Pessoal de Operações, Recrutamento, Recursos Humanos, Seleção, Treinamento
II - Organização e Métodos/Análise de Sistemas: Administração de Empresas, Análise de Formulários, Análise de Métodos, Análise de Processos, Análise de Sistemas, Assessoria Administrativa, Assessoria Empresarial, Assistência Administrativa, Auditoria Administrativa, Consultoria Administrativa, Controle Administrativo, Gerência Administrativa e de Projetos, Implantação de Controle e de Projetos, Implantação de Estruturas Empresariais, Implantação de Métodos e Processos, Implantação de Planos, Implantação de Serviços, Implantação de Sistemas, Organização Administrativa, Organização de Empresa, Organização e Implantação de Custos, Pareceres Administrativos, Perícias Administrativas, Planejamento Empresarial, Planos de Racionalização e Reorganização, Processamento de Dados/Informática, Projetos Administrativos, Racionalização.
III - Orçamento: Controle de Custos, Controle e Custo Orçamentário, Elaboração de Orçamento, Empresarial, Implantação de Sistemas, Projeções, Provisões e Previsões.
IV - Administração de Material/Logística: Administração de Estoque, Assessoria de Compras, Assessoria de Estoques, Assessoria de Materiais, Catalogação de Materiais, Codificação de Materiais, Controle de Materiais, Estudo de Materiais, Logística, Orçamento e Procura de Materiais, Planejamento de Compras, Sistemas de Suprimento.
V - Administração Financeira: Análise Financeira, Apuração do E.V.A. (Economic Value Added), Assessoria Financeira, Assistência Técnica Financeira, Consultoria Técnica Financeira, Diagnóstico Financeiro, Orientação Financeira, Projeções Financeiras, Projetos Financeiros, Sistemas Financeiros, Administração de Bens e Valores, Administração de Capitais, Controladoria, Controle de Custos, Levantamento de Aplicação de Recursos, Arbitragens, Controle de Bens Patrimoniais, Participação em outras Sociedades - (Holding), Planejamento de Recursos, Plano de Cobrança, Projetos de Estudo e Preparo para Financiamento.
VI - Administração Mercadológica/Marketing: Administração de Vendas, Canais de Distribuição, Consultoria Promocional, Coordenação de Promoções, Estudos de Mercado, Informações Comerciais - Extra – Contábeis, Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Desenvolvimento de Produto, Planejamento de Vendas, Promoções, Técnica Comercial, Técnica de Varejo (grandes magazines).
VII - Administração de Produção: Controle de Produção, Pesquisa de Produção, Planejamento de Produção, Planejamento e Análise de Custo, Relações Industriais/Benefícios/Segurança do Trabalho.
VIII - Campos considerados como Desdobramentos ou Conexos: Administração de Consórcio, Administração de Comércio Exterior, Administração de Cooperativas, Administração Hospitalar, Administração de Condomínios, Administração de Imóveis, Administração de Processamento de Dados/ Informática, Administração Rural, Administração Hoteleira, Factoring, Turismo.