História - Licenciatura
INSCREVA-SE informaçõesDuração: 4 anos – 8 semestres
Modalidade: a Distância
Coordenação do Curso: Prof.ª Dr.ª Sandra Maria de Oliveira
O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História, observados os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), foi concebido com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e está em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Centro Universitário - UniAraguaia.
A concepção do curso se fundamenta na reflexão sobre sua missão, concepção e seus objetivos, complementada pelos referenciais de qualidade do MEC e legislação vigente. Tem como perspectiva a formação de um profissional que esteja capacitado a incluir permanentemente a implementação de objetivos crescentes na busca de uma educação superior efetiva, desenvolvida em bases sólidas do conhecimento científico e da formação de professores, concebendo profissionais capacitados para atender às demandas sociais da região em que a instituição está inserida.
O Curso de Licenciatura em História deve primar pela qualidade do ensino centrado no aluno e atento com a qualificação de profissionais, para que exerçam sua tarefa pedagógica com domínio e competência. O curso então propiciará a formação do Historiador, a modalidade em questão, delineados a partir da incorporação de disciplinas voltadas ao desenvolvimento dos conhecimentos teóricos em educação e a aplicação dos conhecimentos de História na esfera da Educação Básica.
O curso de História tem como objetivo possibilitar aos futuros docentes qualificação para o ensino de História, com competências que permitam dominar diferentes concepções metodológicas e teóricas que servem de referência para a análise das relações sócio-históricas, tendo como habilidade a problematização das múltiplas experiências dos sujeitos históricos constituídos nas diferentes relações de tempo e espaço e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (Parecer CNE/CEB Nº 7/2010).
Para efetivar os objetivos do curso, a Faculdade Araguaia operacionalizará instrumentos pedagógicos, em atendimento às diretrizes curriculares, com a finalidade de propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam ao discente compreender aspectos locais, regionais e nacionais na área do curso.
Ingressantes a partir de 2019/01
Disciplina |
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• ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA • Atividades complementares (iniciação científica, iniciação à Docência, da extensão e da monitoria, participação em eventos internos e externos) • ATIVIDADES COMPLEMENTARES I • ATIVIDADES COMPLEMENTARES II • ATIVIDADES COMPLEMENTARES III • ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV • ATIVIDADES COMPLEMENTARES V • AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM HISTÓRIA • CURRÍCULO E CULTURAS • DIDÁTICA FUNDAMENTAL • EDUCAÇÃO AMBIENTAL • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS • EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO • ESTÁGIO SUPERVISIONADO I • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II • ESTÁGIO SUPERVISIONADO III • ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV • ESTUDO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA • ÉTICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL • FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO • FUNDAMENTOS DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS • HISTÓRIA ANTIGA • HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I • HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II • HISTÓRIA DA ÁFRICA • HISTÓRIA DA AMÉRICA I • HISTÓRIA DA AMÉRICA II • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA • HISTÓRIA DA OCEANIA E ÁSIA • HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA • HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO • HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO • HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO • HISTÓRIA MEDIEVAL • HISTÓRIA MODERNA • HISTÓRIA REGIONAL • INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS • LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA • METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA • PENSAMENTO POLÍTICO AMERICANO • PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO • PESQUISA EDUCACIONAL • PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO • POLITICAS E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO • SOCIOLOGIA • SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO • TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO • TEORIA DA HISTÓRIA • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas; Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço; Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação; Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento; Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural; competência na utilização da informática; Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio; domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino (BRASIL, CNE/CEF492/2001).
O egresso do Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância deverá ter um perfil de profissional crítico, com formação humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e a qualidade de suas ações estarem intimamente ligada à sua fundamentação teórica, que deverá ser baseada em um conhecimento profundo da diversidade e dos diferentes tipos de relações humanas ao longo da história, bem como o conhecimento dos aspectos de transformações históricas que interferem nas estruturas sociais.
• Magistério da disciplina de História nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, desde que seja cumprida a exigência da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de diretrizes e Bases da Educação -LDB quanto à obrigatoriedade da licenciatura;
• Organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História;
• Planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica;
• Assessoramento, organização, implantação e direção de serviços de documentação e informação histórica;
• Assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação;
• Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é exigência obrigatória para integralização curricular do Discente de graduação da UniAraguaia. Define-se o TCC como sendo o trabalho final, em formato definido conforme a peculiaridade de cada formação, desenvolvido pelo Discente, no último período da graduação, sob a orientação de um professor, como resultado finalístico de seu aprendizado integral ao longo do curso.
O estágio caracteriza-se por atividades pedagógicas previstas na matriz curricular do curso e tem por finalidade articular concomitantemente estudos teóricos e práticos alicerçados no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes e tem por finalidade proporcionar aos acadêmicos aproximação com a escola campo que é locus da profissão docente, possibilitando desenvolver competências, habilidades e atitudes importantes para o exercício profissional. As atividades de estágio, componentes acadêmicos determinantes na formação profissional e da cidadania, devem estar articuladas em ensino, pesquisa e extensão.