Jornalismo - Bacharelado
INSCREVA-SE informaçõesDuração: 4 anos – 8 semestres
Modalidade: a Distância
Coordenação do Curso: Profª Mestra Viviane Maia
As exigências do século XXI marcado pelos avanços tecnológicos e da ciência e suas influências em várias áreas do conhecimento, inclusive no campo jornalístico, reivindicam cada vez mais uma formação sólida e comprometida com o progresso da sociedade. Nesse contexto, o jornalista ocupa o lugar de promotor do diálogo social em diferentes mídias, sejam as tradicionais ou as novas mídias que permitem a difusão da notícia de forma instantânea, interativa em toda a parte do mundo, onde haja acesso à internet. Para além das mídias tradicionais, agora, é possível atuar como jornalistas em espaços outros, como sites, blogs, redes sociais, abrindo um leque de opções para se empreender nas diferentes áreas de atuação dos profissionais formados em jornalismo. Nesse novo panorama, o curso de Bacharelado em Jornalismo EaD da UniAraguaia pode exercer papel fundamental na expansão do campo jornalístico, formando profissionais autônomos, empreendedores e visionários, comprometidos com o desenvolvimento social e da humanidade.
O Curso de Jornalismo EaD da UniAraguaia possui objetivo de formar parofissionais jornalistas atuantes no mundo do trabalho e na academia de modo a fortalecer a sociedade por meio do exercício da profissional comprometido com as demandas e questões sociais, com a qualidade da informação; com a justiça, com a ética; com o desenvolvimento sustentável; com as garantias fundamentais do homem e do cidadão e com a democracia, gozando de liberdade para escolher entre as diferentes funções jornalísticas ou ser um pesquisador.
Os futuros profissionais terão um perfil humanista, com habilidades críticas e reflexivas; capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias, novas práticas jornalísticas, motivando a criatividade, visando à competência na resolução de problemas do campo profissional, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e processuais.
Ingressantes a partir de 2017/01
Disciplinas |
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• Agência de Notícias • Antropologia e Cultura Brasileira • Assessoria de Comunicação • Cidadania e Direitos Humanos • Comunicação e Cibercultura • Comunicação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável • Economia • Edição de Audiovisual • Editoração e Produção Gráfica • Empreendedorismo e Marketing • Espanhol Instrumental • Estágio Supervisionado I • Estágio Supervisionado II • Ética e Direito da Comunicação • Filosofia • Fotografia • História Contemporânea • História da Imprensa • Inglês Instrumental • Jornalismo especializado • Jornalismo Impresso • Jornalismo Visual • Leitura Crítica da Comunicação • Lingua Portuguesa I • Língua Portuguesa II • Optativa • Planejamento e Gestão em Comunicação Integrada • Política • Produção Audiovisual • Produção Radiofônica • Projeto de Pesquisa • Psicologia da Comunicação • Radiojornalismo • Redação Jornalística • Sociologia • Telejornalismo • Teoria da Comunicação • Teoria da Imagem • Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação • Teorias do Jornalismo • Trabalho de Conclusão de Curso • Webjornalismo |
O egresso do curso de Jornalismo deverá ter um perfil de profissional crítico, com formação humanístico-cultural sólida. Deverá compreender a informação como um direito público. Ser um cidadão e atuar profissionalmente para a cidadania.
Além disso, estar apto a atuar como produtor intelectual e agente da cidadania, capaz de responder, por um lado, à complexidade e ao pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, e, por outro, possuir os fundamentos teóricos e técnicos especializados, exercendo com clareza e segurança sua função social específica e de identidade profissional singular inserido na grande área da comunicação social.
O campo da atuação do jornalista é amplo, passando por mídias tradicionais e modernas – jornais e revistas impressos, rádio, televisão, web – e com possibilidades de exercer funções em cargos distintos, dentre eles : editor, produtor, repórter, digital influencer, assessor de comunicação e/ou imprensa, entre outros. Também poderão atuar em empresas públicas e privadas que demandem a atividade jornalística, além de agências de comunicação, marketing e publicidade e propaganda, produtoras de vídeo e marketing digital, etc.