Administração - Bacharelado
informaçõesUnidade(s): Bueno
Titulação: Bacharel
Carga horária: 3200
Duração: 4 anos - 8 semestres
Modalidade: Presencial e EaD
Período: Matutino e Noturno (Presencial)
Horário aulas: 08:00h as 12:00h / 18:30h as 22:00h
O curso de Administração Da UniAraguaia tem como missão formar administradores, para enfrentar com competência as exigências do mercado de trabalho, com conhecimentos sólidos que facilitem a aplicação de tecnologias e contribuam para a tomada de decisão, para pesquisa, para definição de ações estratégicas e de procedimentos sintonizados com o curso, bem como o desenvolvimento do caráter científico e crítico frente aos obstáculos da carreira e da ciência.
Reconhecimento pela Portaria SERES nº 651 de 10/12/2013 - DOU 11/12/2013.Coordenador:Prof. Dr. Ronaldo Rosa Júnior
E-mail:[email protected]
Última atualização: Goiânia-GO, 26 de dezembro de 2019.
I - Contribuir com a formação de administradores qualificados no processo de desenvolvimento à compreensão adequada da conjuntura Nacional e Internacional, antecedidos com os temas emergentes;
II - Desenvolver uma nova concepção do administrador, sintonizado com as políticas econômicas e culturais, atuando como profissionais competentes para tomada de decisões, no momento certo e no meio em que vive;
III - Relacionar a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações mundial, nacional e regional;
IV - Promover a formação de líderes e de empreendedores dentro de uma abordagem organizacional, capacitando – os a atuar em equipes multidisciplinares;
V - Discutir e promover a compreensão da educação continuada, ampliando e aperfeiçoando cada vez mais as atividades do Administrador.
O curso de Administração da UniAraguaia está estruturado para formar um profissional que ultrapasse a visão centralizada e restrita ao nível técnico-operacional e a compreenda num campo transdisciplinar, ou seja, o nível máximo de integração entre as disciplinas em constante articulação com outras áreas do conhecimento e de negócios.
O egresso do curso de Administração deverá ter um perfil de profissional crítico, com formação humanístico-cultural sólida. Deverá compreender a informação como um instrumento de gestão para usuários internos e externos. Ser um cidadão comprometido com a ética profissional, ser capaz de colocar a técnica a serviço de seus usuários.
O profissional formado pela UniAraguaia estará preparado para um mercado que exige capacidade para sobressair de situações adversas oriundas de mudanças de cenários mercadológicos e mudanças de legislações no âmbito local, regional e internacional; com criatividade para entender possibilidades alternativas para poderem orientar seus clientes, sempre pautado pela capacidade de reflexão sobre o espaço social e de ação. Além de apresentar um perfil empreendedor, criando soluções e valorizando o mercado de trabalho formal, além contribuir para o aumento dos postos de trabalho.
As Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação para o curso de Administração, definidas pela Resolução CNE/CES 4/2005. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de julho de 2005, Seção 1, p. 26, em seu artigo segundo especifica que o perfil para formar profissional caracteriza-se por:
I - objetivos gerais do curso, contextualizados em relação à sua inserção institucional, política, geográfica e social;
II - condições objetivas de oferta e a vocação do curso;
III - cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do curso;
IV - formas de realização da interdisciplinaridade;
V - modos de integração entre teoria e prática;
VI - formas de avaliação do ensino e da aprendizagem;
VII - modos de integração entre graduação e pós-graduação, quando houver;
VIII - incentivo à pesquisa, como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica;
IX - concepção e composição das atividades de estágio curricular supervisionado, suas diferentes formas e condições de realização, observado o respectivo regulamento;
X - concepção e composição das atividades complementares; e,
XI - inclusão opcional de trabalho de curso sob as modalidades monografia, projeto de iniciação científica ou projetos de atividades, centrados em área teórico-prática ou de formação profissional, na forma como estabelecer o regulamento próprio. (BRASIL, 2005, p. 26).
Desta forma, o curso de Administração da UniAraguaia pretende, por meio do seu currículo e das ações teórico-práticas formar o profissional com amplo domínio da área em que irá atuar, e, principalmente, com o espírito empreendedor:
1) Capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos – científicos de interpretação da realidade das organizações;
2) Condições para utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com modelos matemáticos e estatísticos e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
3) Competências para aplicação e uso de tecnologias que facilitem a tomada de decisões em ações estratégicas e procedimentos ligados aos temas emergentes;
4) Capacidade de ordenar atividades e programas para decidir entre alternativas e dimensionar riscos;
5) Ter condições para selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação emergentes comuns;
6) Competências para articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional;
7) capacidade de compreensão contínua para seu aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento ético e autoconfiança na atuação profissional.
Para que esse perfil profissional seja alcançado, é mister, que o Administrador possa, ao final do curso desenvolver as seguintes habilidades e competências:
Habilidades
a) Ter comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos na interpretação da realidade das organizações;
b) Utilizar de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores matemáticos e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
c) Interagir criativamente face aos diferentes contextos organizacionais;
d) Demonstrar compreensão do todo administrativo, de modo interativo e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
e) Lidar com modelos de gestão inovadores;
f) habilidades para resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas organizacionais;
g) Ordenar atividades e programas, para decidir entre alternativas para dimensionar riscos;
h) Selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses institucionais;
i) Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação compartilhadas;
j) Articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional.
Competências
a) Aplicar a prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso;
b) Tomar decisões aos assuntos pertinentes ao seu campo de trabalho;
c) Desenvolver a criatividade, nas situações em que requer a elaboração de novos modelos empresariais na área de administração;
d) Ter espírito empreendedor e assumir riscos;
e) Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais;
f) Acompanhar o avanço tecnológico e aplicá – los na prática.
No cumprimento desse perfil e buscando ampliá-lo, este projeto de acordo com a resolução CNE/CES 4/2005 fornece as devidas condições para que o profissional de Administração esteja apto, de acordo com seu artigo quarto:
I – A reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II - desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III - refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV - desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V - ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI - desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII - desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII - desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, (Resolução CNE/CES 4/2005. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de julho de 2005, Seção 1, p. 26).
I - Administração e Seleção de Pessoal e Recursos Humanos: Cargos e Salários, Controle de Pessoal, Coordenação de Pessoal, Desenvolvimento de Pessoal, Interpretação de Performances, Locação de Mão-de-Obra, Pessoal Administrativo, Pessoal de Operações, Recrutamento, Recursos Humanos, Seleção, Treinamento
II - Organização e Métodos/Análise de Sistemas: Administração de Empresas, Análise de Formulários, Análise de Métodos, Análise de Processos, Análise de Sistemas, Assessoria Administrativa, Assessoria Empresarial, Assistência Administrativa, Auditoria Administrativa, Consultoria Administrativa, Controle Administrativo, Gerência Administrativa e de Projetos, Implantação de Controle e de Projetos, Implantação de Estruturas Empresariais, Implantação de Métodos e Processos, Implantação de Planos, Implantação de Serviços, Implantação de Sistemas, Organização Administrativa, Organização de Empresa, Organização e Implantação de Custos, Pareceres Administrativos, Perícias Administrativas, Planejamento Empresarial, Planos de Racionalização e Reorganização, Processamento de Dados/Informática, Projetos Administrativos, Racionalização.
III - Orçamento: Controle de Custos, Controle e Custo Orçamentário, Elaboração de Orçamento, Empresarial, Implantação de Sistemas, Projeções, Provisões e Previsões.
IV - Administração de Material/Logística: Administração de Estoque, Assessoria de Compras, Assessoria de Estoques, Assessoria de Materiais, Catalogação de Materiais, Codificação de Materiais, Controle de Materiais, Estudo de Materiais, Logística, Orçamento e Procura de Materiais, Planejamento de Compras, Sistemas de Suprimento.
V - Administração Financeira: Análise Financeira, Apuração do E.V.A. (Economic Value Added), Assessoria Financeira, Assistência Técnica Financeira, Consultoria Técnica Financeira, Diagnóstico Financeiro, Orientação Financeira, Projeções Financeiras, Projetos Financeiros, Sistemas Financeiros, Administração de Bens e Valores, Administração de Capitais, Controladoria, Controle de Custos, Levantamento de Aplicação de Recursos, Arbitragens, Controle de Bens Patrimoniais, Participação em outras Sociedades - (Holding), Planejamento de Recursos, Plano de Cobrança, Projetos de Estudo e Preparo para Financiamento.
VI - Administração Mercadológica/Marketing: Administração de Vendas, Canais de Distribuição, Consultoria Promocional, Coordenação de Promoções, Estudos de Mercado, Informações Comerciais - Extra – Contábeis, Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Desenvolvimento de Produto, Planejamento de Vendas, Promoções, Técnica Comercial, Técnica de Varejo (grandes magazines).
VII - Administração de Produção: Controle de Produção, Pesquisa de Produção, Planejamento de Produção, Planejamento e Análise de Custo, Relações Industriais/Benefícios/Segurança do Trabalho.
VIII - Campos considerados como Desdobramentos ou Conexos: Administração de Consórcio, Administração de Comércio Exterior, Administração de Cooperativas, Administração Hospitalar, Administração de Condomínios, Administração de Imóveis, Administração de Processamento de Dados/ Informática, Administração Rural, Administração Hoteleira, Factoring, Turismo.
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma das características fundamentais nos cursos de graduação que contribui para aquisição e sistematização dos conhecimentos científicos e de pesquisa por parte do corpo discente. Dada a importância desse processo serão incluídos no regulamento de TCC do Curso de Administração da UniAraguaia é realizado na modalidade de Artigo Científico.
O Estágio Supervisionado, obrigatório, será realizado em três (03) etapas, nos 6o, 7o e 8o por meio das disciplinas de Estagio Supervisionado I, Estagio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III, para que o acadêmico, já bem embasado com conhecimentos teóricos seja capaz de colocar em pratica os conteúdos adquiridos ao longo do Curso. Sendo assim, acreditamos que o discente possa estar mais preparado para entender todo o processo administrativo das organizações, analisarem criticamente as gestões e ter uma participação efetiva nas atividades que lhe forem destinadas, principalmente a partir do Estagio Supervisionado II, em que deverá ter contato com a área específica de sua habilitação. A UniAraguaia já mantém assinado, convênios com empresas públicas e privadas.
Ma. Aline da Silva Moraes: Graduação em Ciências Econômicas. PUC-GO, (2010), Mestrado em Agronegócio (2013)
Me. André Carvalho Lindemam: Graduação em Administração (2007), Mestrado Administração (2010)
Me. Arnaldo Cardoso Freire: Graduação em Engenharia Agronômica UFG-GO, Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (2014)
Ma. Elaine Nicolodi: Graduação em Letras Moderna (1998) e Mestrado em Educação (2002) pela PUC-GO e Doutorado em Educação UFG-GO (2013)
Ma. Gabriela Araújo Romão: Graduação em Administração 2012 UFG, Mestrado em Administração 2018 UFG
Me. Gustavo Cintra Brasil: Graduação em Administração PUC-GO (2010), Mestrado profissional em Administração, Alfa, (2016)
Me. João Marcos Batista: Graduação em Economia (2003), Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial PUC- GO (2013)
Me. José Roberto Batista: graduação em DIREITO pela PUC-GO (2001) e Mestrado em Sociologia-UFG (2010)
Ma. Karla Kellem de Lima: Graduação em Administração de Empresas. Alfa, (2009), Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial PUC-GO, 2015)
Ma. Luciene Ribeiro da Costa: Administração (2004) Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (2011)
Ma. Maria de Fatima Vieira: Graduação em Administração de Agronegócios (2004), Mestrado (PUC-GO 2009)
Me. Rafael Oliveira de Souza: graduação em Economia UFG (2010). Mestrado em Agronegócio. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. (2013)
Me. Regys Rodrigues da Mota: Bacharel (2007) e licenciado (2008) em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia (2011) pela Universidade Federal de Goiás
Ma. Roberta Elaine de Souza Nascimento Barros: Graduação em Direito. Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1997) Mestrado em História (2001)
Dr. Ronaldo Rosa dos Santos Júnior: Graduação em Administração pela Faculdade Cambury (2003), Graduação em Rádio e TV pela UFG (1998), Doutor em Educação PUC–GO (2016).
Me. Sérgio Carlos dos Santos: Graduação em Ciências Contábeis FACEB (1992), Mestre Ciências Contábeis UNB (2005), Doutorando Ciências Contábeis UNB inicio (2016).
Ma. Soraya Pedroso Coqueiro: graduação em Ciências Contábeis PUC GO (2003), Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008).
Disciplinas | |
---|---|
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO I | 72 |
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO II | 36 |
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I | 72 |
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II | 72 |
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E LOGÍSTICA | 72 |
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES - EaD | 36 |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I | 72 |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II | 72 |
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I | 72 |
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II - EaD | 72 |
COMÉRCIO EXTERIOR E OPERAÇÕES ADUANEIRAS | 36 |
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR | 36 |
CONSULTORIA EMPRESARIAL - EaD | 36 |
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS - EaD | 36 |
CONTABILIDADE GERAL I | 72 |
CONTABILIDADE GERAL II | 72 |
CONTROLADORIA | 72 |
DIREITO EMPRESARIAL- EaD | 72 |
DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO- EaD | 72 |
EMPREENDEDORISMO | 72 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 36 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 36 |
ESTATÍSTICA APLICADA | 72 |
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL- EaD | 36 |
GESTÃO AMBIENTAL | 36 |
GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | 72 |
INSTITUIÇÕES DE DIREITO -EaD | 72 |
INTRODUÇÃO A ECONOMIA – EaD | 72 |
JOGOS EMPRESARIAIS | 36 |
LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA -EaD | 72 |
MACROECONOMIA - EaD | 36 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 72 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA – EaD | 36 |
MÉTODOS QUANTITATIVOS | 72 |
OPTATIVA I - EaD | 36 |
OPTATIVA II – EaD | 36 |
OPTATIVA III - EaD | 36 |
ORÇAMENTO EMPRESARIAL | 36 |
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS I | 72 |
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS II | 72 |
PESQUISA OPERACIONAL - EaD | 72 |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EaD | 72 |
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES – EaD | 36 |
SOCIOLOGIA - EaD | 36 |
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E DECISÃO | 36 |
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I | 72 |
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II | 72 |
TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO | 36 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO II | 36 |
Disciplinas Optativas - EaD | |
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EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO RACIAIS - EaD | 36 |
ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E AFRICANA- EaD | 72 |
GESTÃO AMBIENTAL | 36 |
INGLÊS – EaD | 36 |
INTRODUÇÃO AO AGRONEGÓCIO | 36 |
LIBRAS - EaD | 36 |
POLÍTICA- EaD | 72 |