Com o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas de comunicação e seu conseqüente uso no aperfeiçoamento dos fluxos informacionais, nossa sociedade experimentou um aumento sem precedentes na velocidade e na variedade dos tipos de informação que circulam no espaço social. O profissional formado pelo curso de Jornalismo deverá, nesse sentido, estar apto a analisar, de forma abrangente e crítica, estes processos na tentativa de compreender como eles interferem na ordem social.


O egresso de Jornalismo da UniAraguaia deverá poder também atuar positivamente neste espaço midiático com competência, ética e cidadania, procurando, inclusive, aprofundar os conhecimentos existentes, gerar e sistematizar novos, principalmente aqueles relacionados com a produção jornalística e seus efeitos no espaço social. Por isso, a dinâmica do curso tem como objetivo concretizar o perfil de um profissional que, inspirado nos princípios, seja competente, crítico em seu saber e comprometido com a vida.


O Projeto Pedagógico do Curso busca criar também um currículo composto pelas áreas de formação teórica e específica capaz de estimular a criatividade, ousadia e capacidade de assumir riscos, algumas das características importantes para os profissionais de Comunicação Social atuais. Espera-se assim que ao final do processo de ensino, o aluno tenha clareza da sua posição-integrante de uma sociedade, que interessa à coletividade enquanto instrumento de mudança social.


Este profissional será preparado para trabalhar com imprensa escrita, TV, rádio, web, além de em assessorias de imprensa e de comunicação em órgãos públicos, sindicatos, empresas privadas, associações, movimentos organizados e terceiro setor.


Renovação de Reconhecimento pela Portaria SERES nº 703 de 18/12/2013 - DOU 19/12/2013.
Coordenador: Profª Mestra Viviane Maia